SÍNTESE
A inserção e integração da educação ambiental (EA) no setor privado e escolar é impulsionada por novas legislações, como a Lei 14.926/2024, que prioriza a consciência climática e práticas de economia circular.
A Educação Ambiental será assegurada a inserção de temas relacionados às mudanças do clima, à proteção da biodiversidade, aos riscos e emergências socioambientais e a outros aspectos referentes à questão ambiental nos projetos institucionais e pedagógicos, conforme diretrizes estabelecidas pelo Conselho Nacional de Educação.
A E.A. pode ser utilizada dentro da sua empresa, comércio, centros educacionais, setores do poder público, instituições do terceiro setor, sendo uma fonte facilitadora na insersão e implantação de programas e projetos ambientais.
MODELOS EDUCACIONAIS
EDUCAÇÃO FORMAL
A Educação Ambiental formal é uma estrutura organizada e institucionalizada de ensino, que abrange desde a educação básica até o ensino superior. É o tipo de educação mais comumente associado às escolas, universidades e sistemas de ensino formais.
• Estruturada e institucionalizada, ocorre em escolas e universidades.
• Currículo fixo, métodos de ensino padronizados e avaliação formal.
• Concede diplomas e certificados reconhecidos oficialmente.
EDUCAÇÃO INFORMAL
A Educação Ambiental informal, também conhecida como aprendizado não estruturado, refere-se a um tipo de aprendizado que ocorre fora do ambiente formal de sala de aula e currículos pré-definidos.
Na educação informal, o conhecimento é adquirido de forma espontânea sem uma grade cirricular à ser cumprida, porém com regras práticas e contínuas para melhor entendimento do conteúdo. Pode ocorrer em diferentes contextos, como conversas informais, atividades práticas, interações sociais, experiências de vida e até mesmo por meio de recursos online.
• Aprendizado por meio de experiências práticas, interações sociais e observação.
• Não segue um currículo formal, não possui avaliações e certificados específicos.
• Acontece no ambiente cotidiano, fora das instituições educacionais tradicionais.
EDUCAÇÃO NÃO - FORMAL
A Educação Ambiental não formal é um tipo de aprendizado que ocorre fora do ambiente formal de ensino, proporcionando oportunidades de desenvolvimento pessoal e aquisição de conhecimentos além da educação tradicional.
Nesse contexto, a educação não formal abrange uma variedade de experiências de aprendizagem, como programas de treinamento, workshops, cursos livres, atividades culturais e recreativas, voluntariado e grupos de estudo.
• Organizada, porém fora do sistema educacional formal, e pode ocorrer em programas de treinamento, workshops, atividades extracurriculares, entre outros.
• Flexibilidade no conteúdo e métodos de ensino adaptados às necessidades do grupo ou indivíduo.
• Certificados e diplomas podem ser emitidos, mas nem sempre possuem reconhecimento oficial.
PRINCIPAIS TÓPICOS
CIÊNCIAS AGRÁRIAS - Promover práticas agrícolas sustentáveis, regenerativas e agroecológicas, indo além da técnica para incluir dimensões sociais, culturais e econômicas, formando profissionais e agricultores capazes de gerenciar recursos naturais, biodiversidade e promover uma produção de alimentos mais justa e integrada à natureza, utilizando a educação para a transformação, do campo à cidade, focando na produção com o ambiente.
GESTÃO DE RESÍDUOS - Integra os princípios de reduzir, reutilizar e reciclar (3Rs/5Rs) para conscientizar sobre o impacto do lixo; promover a participação de toda a comunidade (escolas, casas, empresas) na redução do consumo, separação correta e destinação adequada dos resíduos, transformando a teoria em prática sustentável e valorizando os recursos naturais para um futuro mais limpo.
SANEAMENTO BÁSICO \ ESGOTO SANITÁRIO - Conscientizar sobre a saúde pública e a preservação ambiental, ensinando a destinação correta, os perigos da poluição (doenças, contaminação hídrica) e a importância do tratamento do esgoto para evitar problemas de saúde e ambientais, utilizando escolas e comunidades como base para formar agentes multiplicadores e garantir a sustentabilidade através de ações como o reaproveitamento de resíduos e o uso
LICENÇAS AMBIENTAIS - Licenciamento Ambiental é um processo administrativo executado por órgãos ambientais, na esfera federal, estadual ou municipal, legalmente autorizados a conceder o licenciamento para a instalação, a ampliação, modificação e a operação de empreendimentos e atividades que utilizam de recursos naturais ambientais, considerando os potenciais riscos de poluição, ou de degradação ambiental.
NASCENTES - A preservação é vital para combater os efeitos das mudanças climáticas e garantir o abastecimento humano e a produção de alimentos. Iniciativas como "Programa Nascentes" buscam atingir metas de sustentabilidade da ONU até 2030, focando na água potável e proteção da vida terrestre.
- Tópicos podem ser inclusos em acordo a necessidade.
A ig.eco ELABORA E CRIA CARTILHAS PARA APRESENTAÇÃO EDUCATIVA EM ACORDO AOS PROGRAMAS OU PROJETOS, TENDO A AUTENTICIDADE LOCAL, COM DIRECIONAMENTO DE E.A. PERSONALIZADO