SUBSISTÊNCIA ALIMENTAR
A ig.eco cria núcleos e estruturas para a implantação ou implementação de plantios e sistemas sustentáveis descentralizados de diversas modalidades e culturas com o propósito de fortalecer a subsistência alimentar em comunidades, escolas, condomínios, em áreas públicas em pequenos espaços com a rotação de culturas e implantação de hortas urbanas, sistemas agroflorestais, pomares caseiros e consórcio de culturas.
DO QUINTAL AO PRATO
Criação de hortas urbanas com a utilização de espaços em áreas comuns e espaços públicos em parceria com associação de moradores, em escolas municipais inserindo as práticas de Educação Ambiental. No interior de prédios públicos para complemento de uma alimentação saudável, condomínios residenciais, comerciais e industriais urbanos para uso e consumo próprio.
Formação de pomares com ervas medicinais para uso próprio e fabricação de fármacos naturais na forma desidratada ou "in natura". Semeadura, plantio, colheita e beneficiamento por meio de desidratação ou do uso na forma natural.
Formação de pomares de mudas de espécies frutíferas nativas ou exóticas na forma de monocultura em pequenos espaços distintos de uma mesma área. Plantio de culturas lucrativas em pequenos e médios espaços e de fácil comercialização regional.
Plantio de culturas consorciadas para enriquecimento da área, e é uma opção com espécies com cultivos de ciclos curtos e ciclos médios de produção para evitar a saturação do solo e também a mobilização do ciclo financeiro. A agroecologia é uma forma consorciada de varias culturas que pode ser implantada em pequenas áreas, incentivando a agricultura familiar e a subsistência local.
Criação de viveiro de mudas florestais para fins particulares, espécies frutíferas exóticas e frutíferas nativas, "árvores de lei" para extração florestal, ou árvores exóticas para extração de resinas.
Viabilidade econômica e ambiental da instalação
SOLICITE A VIABILIDADE ECONOMICA PARA A IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA PLANTAR
Prover mudanças de hábitos no ciclo dos alimentos
ajuda a evitar o desperdício.